caravana

 

A CARAVANA DO SORRISO é um grande evento de mobilização e oferta de serviços sociais e de saúde que ocorre anualmente em comunidades carentes e pacificadas do Rio de Janeiro. Este projeto é coordenado pela ASSOCIAÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS DO SORRISO e conta com o apoio da ABO-RJ, CRO-RJ, empresários, sociedade civil, profissionais liberais, entidades do terceiro setor, além da coparticipação de órgãos do serviço público municipal, estadual e entidades federais.

A ideia da Caravana do Sorriso foi trazida para o município do Rio de Janeiro por intermédio da Dra. Cristiane Tavares (CRO-RJ 15761) e do seu marido, Virgínio Oliveira (CRA-RJ 20632797), depois de conheceram em 2012, um projeto semelhante na Bahia chamado Caravana da Saúde.

A Caravana do Sorriso monta sua base em um equipamento público (escola, ginásio, vila olímpica, etc.) localizado na região das comunidades beneficiadas. O evento ocorre em três dias distintos. A triagem dos beneficiados é feita por dentistas através da inspeção bucal com palitos de madeira, buscando identificar as maiores necessidades e priorizando os mais carentes. Após a triagem os atendimentos propriamente ditos, são agendados para o sábado e domingo de acordo com a disponibilidade de profissionais voluntários e material doado para a realização dos procedimentos.

A escolha da comunidade beneficiada ocorre com aproximadamente um ano de antecedência e depende de três premissas: Em primeiro lugar são priorizadas as comunidades pacificadas, pois presumimos que o programa de pacificação facilita a entrada da infraestrutura, dos serviços sociais, dos serviços de saúde e do voluntariado, dentre outros fatores. Em segundo lugar deve ser uma comunidade com muita carência, pois buscamos o resgate da cidadania, da autoestima, da inclusão social e de sorrisos. Finalmente, em terceiro lugar necessitamos de um equipamento público que comporte a estrutura montada durante a Caravana do Sorriso.

Em sua edição de 2014 a CARAVANA DO SORRISO beneficiou os bairros de Santa Teresa e Rio Comprido, no total a Caravana contou com cerca de 200 voluntários, entregou 187 próteses temporárias e realizou 1012 procedimentos odontológicos, contemplando atividades como aplicação tópica de flúor, restaurações de resina, cirurgias e confecção de próteses removíveis. Contabilizando-se a distribuição de roupas, acessórios e brinquedos, aferição de pressão arterial, glicemia, palestras, fisioterapia, distribuição de remédios, kits de higiene bucal para crianças e adultos, vacinação, cortes de cabelo, emissão de carteiras de identidade, de carteiras de trabalho, participação da Delegacia da Mulher, que orienta mulheres em situação de risco de violência familiar, atividades de recreação para as crianças, totalizaram-se 11.204 procedimentos, beneficiando cerca de 1250 pessoas.

A edição de 2015, irá ocorrer nos dias 25, 28 e 29 de março de 2015 nas dependências da Vila Olímpica Mané Garrincha, localizado na Rua Carlos Seidl, 1.388 – Caju – Rio de Janeiro, para as 12 comunidades pacificadas localizadas na região do complexo do Caju, alcançando cerca de 16 mil habitantes que residem nesta região.

Para maiores informações visite o site www.caravanadosorriso.org