Em pleno século XXI, toda pessoa tem o direito de querer ser mais bonita e os profissionais da beleza têm o dever de indicar os caminhos. Mulheres famosas que aderem ao silicone ou à lipoescultura não se escondem e ganham capas de revistas. Homens não se intimidam em fazer depilação e freqüentar clínicas de estética.

A vaidade não é mais vista como um pecado. Um enxerto para realçar qualquer parte do corpo é aplaudido em nome da beleza e justificado pelo bem-estar. Por que a transformação do sorriso - cartão de visita incontestável - através da correção do tamanho, do formato e da cor dos dentes, com técnicas de clareamento e aplicação de ínfimas lâminas de porcelana, dificilmente recebe o mesmo tratamento? Para colocar um ponto final nesta pergunta, os dentistas especializados em estética, Marcelo Kyrillos e Marcelo Moreira decidiram escrever Sorriso Modelo, publicado agora pela Editora Santos. "Hoje, toda beleza pode contar com retoques. Antes, um pequeno defeito podia inviabilizar uma carreira.

Se ela tinha problema nos dentes, a agência tinha que descartar",admite Eli Wahbe, diretor da agência Mega em depoimento no livro. "Dentro do processo da fotografia o sorriso ocupa um lugar privilegiado. Mas aqui, no Brasil, ele é mais do que isso. Nos comunicamos o tempo todo pelo sorriso. O que um sorriso perfeito traz é um sentimento positivo da pessoa em relação a si mesma", completa Zeca de Abreu, diretor da agência Marilyn em participação para o livro. Revelando, com depoimentos como esses, a importância da odontologia estética para os profissionais que lidam com a beleza, o livro revela cases de modelos, atores, apresentadores e outras celebridades que, como Ana Luiza Castro, Daniel Aguiar, Manoela Klein, Janna Palma ou as meninas do grupo Rouge, entre outros - assumem a transformação do sorriso em prol do sucesso e do bem-star pessoal. A proposta vai sendo assimilada a cada novo sorriso e ao final do livro fica claro que o sonho de um sorriso perfeito que permita o sorrir à vontade já é realidade. Além da forma inovadora de registro dos resultados, através de fotos realizadas em estúdio pelo experiente Dudu Medeiros com interpretação ao estilo de cada modelo - bem diferente da visão das bocas presentes em livros especializados -, a dupla de profissionais propõe nova visão para a odontologia estética, ensinando a leitura do rosto como um todo. Tendência mundial, vem sendo discutida pelos papas da odontologia estética em todo o mundo. À frente do Ateliê Oral - clínica de odontologia localizada no Brooklin em São Paulo - Marcelo Kyrillos e Marcelo Moreira resumem com o livro treze anos de experiência lapidando sorrisos com as mais modernas técnicas aliadas a um cuidado artesanal, quase artístico, que valoriza a harmonia do rosto. Trabalho ricamente ilustrado por mais de 500 fotos de rosto e corpo inteiro, demonstra o que é possível se atingir em matéria de beleza, alterando o sorriso sem apagar as características de cada rosto, respeitando a harmonia e a beleza natural de cada um. Para que a proposta fosse completa, convidaram profissionais de destaque de diferentes áreas que revelam, através de experiências realizadas em rostos famosos, outros meios também disponíveis para se valorizar a beleza de um rosto. Desta forma, o livro conta com a participação especial do cabeleireiro Wanderley Nunes, da dermatologista Adriana Vilarinho, do maquiador Duda Molinos e do próprio fotógrafo Dudu Medeiros. Do melhor ângulo para cada rosto até o tom e o traçado que destacam diferentes perfis, cada especialista deixa em um capítulo sua receita para atingir a harmonia de um rosto perfeito. Escrito em linguagem acessível para leigos, que vivem em busca de fórmulas prontas para a beleza, o livro inclui informações completas para profissionais, através de insiders, podendo ser também um importante aliado na comunicação entre dentista e paciente.

Livro: Sorriso Modelo - O Rosto em Harmonia Editora: Santos Páginas: 200 Onde: Em todas as livrarias do Brasil ou através do tel: (5511) 5574-1200 www.atelieoral.com.br